5 passos para dominar o braço da guitarra – Bruno Sant’ Anna

5 passos para dominar o braço da guitarra

 In escalas

Você está travado e não consegue tocar em diferentes lugares do braço da guitarra? As melodias que tenta criar soam mais como exercícios do que como música?

Isso é normal. Também aconteceu comigo.

MAS O QUE EU FIZ PARA CRIAR SOLOS E MELODIAS MAIS MUSICAIS?

Bom, pra começar eu entendi que a escala pentatônica não é um recurso para iniciantes, como muita gente diz. Existe um preconceito entre nós, no início de nossos estudos, com relação a esta escala que, ao meu ver, é uma das principais e mais importantes no estudo da guitarra.

Devemos tratar este recurso com muita atenção e carinho pois iremos depender dele por toda nossa jornada como músicos.

Passado por este “problema”, percebi que por ser uma escala com 5 notas eu teria também 5 desenhos diferentes para trabalhar. Mas isso eu não percebi sozinho. Foi necessário um professor me dizer, pois neste início de estudo ainda não estamos raciocinando como músicos.

MAS SÃO 5 ESCALAS DIFERENTES?

Não! É a mesma escala, com as mesmas notas, mas começada de lugares diferentes do braço. E é este o motivo do título do post: 5 passos para dominar o braço da guitarra.

Veja na figura abaixo os cinco desenhos.

O desenho 1 é o que primeiro aprendemos e às vezes não evoluímos. Nos contentamos com ele pois já é possível criar algo com este desenho. O problema é que com o decorrer do tempo começa a soar mais como um exercício do que como música.

Então, para isso não acontecer vamos fazer o seguinte: a primeira nota do desenho 1 será tocada na quinta casa da sexta corda. A partir daí irão aparecer as notas lá, dó, ré, mi e sol. Depois elas passam a se repetir no mesmo desenho.

Lembra que eu te falei que são 5 desenhos mas com as mesmas notas? Então, o desenho 2 irá começar na oitava casa da sexta corda. Você terá as notas dó, ré, mi, sol e lá.

Não são as mesmas notas que o desenho anterior? Dá uma olhada e compare!

Agora que sabemos que são as mesmas notas, tenho uma coisa pra te contar que vai fazer você dominar o braço da guitarra e explorar novas sonoridades: esses 5 desenhos se conectam.

É isso mesmo! Vamos colocar na prática!

Acompanhe comigo: a segunda nota do desenho 1 (dó) é na oitava casa certo? Logo, o desenho 2 irá começar na oitava casa, pois ele começa do dó.

Vamos além: a segunda nota do desenho 2 (ré) é na décima casa, né? Então o próximo desenho (desenho 3) irá começar na décima casa também.

Viu como você já conectou 3 desenhos, com as mesmas notas e começou a desbravar o braço da sua guitarra?

Bom, agora é com você! Faça o mesmo com os desenhos que faltaram e me conte aqui se deu certo, ok?

Recent Posts
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Start typing and press Enter to search